Alternativas ecológicas ao glitter e à purpurina para brilhar no Carnaval sem microplásticos.

Fomos avisadas, pela magia dos compartilhamentos da internet, que nossos glitters e purpurinas tão amados no carnaval (e na vida) ameaçam a vida nos oceanos e podem ter um super impacto ambiental.

Tudo começou quando um site chamado Pedra Ambiental trouxe em fatos os perigos que essas mini partículas causam quando chegam nos oceanos. Acontece que glitters são microplásticos, uma das formas mais perigosas de poluentes justamente por serem tão pequenos – hoje já são 85% de todo plástico encontrado na natureza.

Nós estamos mudando nossos hábitos e infelizmente, como a Carla mesmo disse, não dá pra ser 100% coerente o tempo todo, mas a gente pode tentar e sempre abraçar novas causas. Se você ‘tá aí querendo muito brilhar, mas não quer contribuir mais pra essa poluição, chega junto que nós temos alternativas.

brilhando sem poluir o meio ambiente com microplásticos

✰ Glitter comestível (de confeiteiro)

A gente sabe que tem uns que não brilham tanto, mas pode procurar pelos mais fininhos que parecem glitter real oficial de tão brilhosos. Vale a pena dar uma fuçada boa em casas de festa e em lugares que vendem acessórios para confeito. Sim, mana, você brilhando de uma maneira muito mais gostosa.

Para fixar, nesse caso, é melhor usar algo que não seja saliva (a gente sabe que você faz isso por aí, viu?) porque assim ele pode dissolver. O ideal é usar algo mais grudento, tipo vaselina. Ah! E na internet existem várias receitas de como fazer, mas nunca, jamais, façam o de sal porque causa queimaduras na pele quando em contato com o sol. Tomem cuidado!

✰ “Purpurina” da LUSH

Sim amores, vocês podem se hidratar e ainda brilhar por aí. Os pózinhos brilhantes ou purpurinas da Lush são feitos de brilho comestível e farinha de milho. A LUSH é uma das marcas naturais mais conhecidas e todos os seus produtos são cuidadosamente feitos para não agredir o ambiente. Eles são feitos a mão e sem nenhum ingrediente animal. No Rio não tem loja deles, mas cê pode dar um confere na loja online.

Além dos produtos brilhosos em pó, a LUSH também tem o Feeling Younger Skin Tint, um iluminador cremoso lindo, com reflexos dourados para o rosto, que pode ser usado junto com a maquiagem normal ou sozinho para iluminar de verdade. Ainda na onda de iluminadores, a marca também conta com duas barras corporais – Shimmy Shimmy e Black Stockings (especial para peles mais escuras) cheias de brilho – basta esfregar e pronto, “purpurina” sem agredir o meio ambiente.

✰ Glitter Biodegradável – pura.bioglitter

Produtos alternativos para brilhar sem agredir o meio ambiente

Se você é dessas que gosta dos glitters com partículas maiores fica tranquila que também existe uma alternativa pra você que não quer contribuir com os microplásticos nos oceanos. A @pura.bioglitter é uma marca de glitters vegana,  que produz os brilhos à base de algas e minerais e quando dissolvido, volta ao seu estado natural, não causando danos ao meio ambiente. Ele aguenta o suor, mas quando usado em contato prolongado com a água, vai se dissolvendo. É legal passar uma base mais grudenta, como a vaselina, e depois aplicar o glitter pra ele ficar seguro na pele. São vendidos em vidrinho e vidrão com preços muito amigos – a garrafinha menor custa R$7,00 e ainda tem preços especiais de pré carnaval. Como são produzidos de forma super artesanal, cada lote se torna único com cores exclusivas. Incrível né? Pra saber onde encontrar, tem que ficar de olho pelo Instagram da marca. Ah! E brilha MESMO. ♥

alternativas coloridas com cara de festival

✰ Color Stick Shock

Pra reluzir você não precisa necessariamente de glitter, e se você ama um neon dos anos 80, essa é a melhor alternativa! Além de ter várias cores em um tubinho muito fácil de aplicar, ele ainda te protege do sol com FPS 30, proteção UVA e UVB, é resistente a água e vegano. Vende em algumas lojas do Rio, como a Void, e pra quem não é do Rio, tem as televendas. Você pode conferir onde encontrar aqui no site deles.

✰ Maquiagem

Tem tanto make ousadia de passarela, que não funciona pra ~vida real de todo dia, mas que é ótima pros altos níveis de coragem e ousadia carnavalesca. A Carla é nossa musa da ousadia e há pouquíssimo tempo fez um vídeo todo especial com a Jake Falchi falando justamente dessas novas tendências que você pode começar a por em prática no carnaval pra já ir se acostumando com a eletricidade. Lá no nosso Pinterest tem uma pasta lotada de referências pra você conferir também. ♥

A grande questão é que você não vai deixar de brilhar ou se divertir se não usar glitter. Existem mil e uma maneiras de sair reluzindo pelos bloquinhos e de uma maneira mais consciente – se essa for a sua escolha.

Vai aderir? Mostra pra gente no #modicesinspira.

||||| 27 amei! |||||

Sobre o autor

Esses posts são feitos em conjunto pela equipe - juntando as ideias loucas de umas e a sensatez de outras - e representam o que a gente acredita, aposta ou quer discutir com o mundo. Porque tudo que é compartilhado é mais incrível.