Pode contar pra todo mundo: tá tudo bem não querer e nem gostar de fazer a unha, tá?

Sabe aquela história de que assumir os cabelos naturais é bem maneiro, mas tá tudo bem alisar os fios se você quiser? Pois é, com os conceitos feministas e de empoderamento se espalhando por aí, temos cada vez mais certeza de que é importante defender o direito de cada mulher ser livre da forma que ela entende. Isso vale para um monte de coisas, até mesmo para experimentarmos coisas novas e para explorarmos as várias nuances da nossa personalidade.

Quando falamos sobre unhas, isso tudo também vale. Nós brasileiras sempre fomos ensinadas a ter as unhas bem feita, cutiladas, pintadas das mais diversas cores (de acordo com o o que a gente queria passar ao mundo). Poderíamos usar as unhas do “jeito que quiséssemos” contanto que elas fossem perfeitinhas e sempre (sempre!) feitas. Só que 2017, gente, as ~regras estão aí para serem quebradas.

Não, galerinha, a mulher que não faz a unha toda semana não é ~relaxada ou não liga para aparência. Ela pode não curtir usar as unhas pintadas, ela pode preferir gastar dinheiro com outra coisa, ela pode não ter tempo, ela pode estar tentando uma coisa nova… Sim, manter as unhas limpas e bem cuidadas sempre que possível é essencial para homens e mulheres – elas são um dos indicativos de saúde do corpo. Mas isso não tem nada a ver com a obrigação de mantê-las num padrão estereótipo feminino, certo?

@ninaribeiro

@ninaribeiro

Pode não ter unha grande, pode não pintar e tá ainda mais liberado não ligar. É mais uma daquelas escolhas que somos livres pra saber. A diferença entre antes e agora, é que nós sabemos que podemos escolher fazer o que quisermos com o que nos pertence.

E não, não estamos dizendo que o certo é não pintar nunca as unhas, mas sim dizendo que temos a opção e o melhor, temos a possibilidade de mudar de opinião: usar as unhas mais enfeitadas do mundo num dia e no outro, usá-las totalmente “nuas”.

E você, já ta colocando suas unhas desnudas pra jogo?

||||| 29 amei! |||||

Sobre o autor

Esses posts são feitos em conjunto pela equipe - juntando as ideias loucas de umas e a sensatez de outras - e representam o que a gente acredita, aposta ou quer discutir com o mundo. Porque tudo que é compartilhado é mais incrível.

  • Eu adoro fazer as unhas mas tem dia que to sem tempo, sem paciência (eu mesma que faço desde sempre), enfim! Não da pra fazer sempre…Mas tem dia que eu deixo sem esmalte só pra ver os machinhos reclamando que eu não faço a unha HAHAHAHA

  • Vivian Fróes

    Esse post me fez lembrar de uma vez que o gerente financeiro da agência (SUPER caxias) reparou na minha mão. Ele é pouca coisa mais velho que eu, mas é todo quadradinho, e aí ele questionou se eu não fazia as unhas. Quando eu disse que não, ele respondeu que mulher TEM que fazer a unha sempre, que é muito mais bonito, que mostra cuidado. Eu respondi: olha, não estou nem um pouco incomodada com as minhas unhas, elas estão limpas e cuidadas, mas se você está incomodado, pode pagar uma bolsa manicure para as funcionárias da empresa, tenho certeza que todas vão amar. HAHAHAHAHAHAHAHAHA Eu sou meio bocuda, mas achei impositivo demais ele dizer que “mulher TEM que estar com a unha bem feita” e fui obrigada a responder, depois eu ainda fui fofa e expliquei que a MINHA escolha era manter assim, porque era mais saudável e confortável para mim, porém deixei bem claro que não tem dessas de impor comportamento pra mim (e pra ninguém)! ótimo post gente <3

  • Oiiee!!!
    Eu quase sempre usei as minhas unhas sem esmalte, sempre com uma seda base no máximo pra dar mais força pra elas, pois são um tanto quebradiças (mas com a alimentação mudando estão ficando lindas).
    É interessante o quanto o movimento está influenciando diretamente na moda…
    Abraços!

  • Bruna

    Faz uns bons 3 anos mais ou menos que não pinto as unhas, acho um gasto de tempo e dinheiro tão desnecessário pra mim, só cuido cortando e lixando mesmo… Ninguém nunca implicou comigo por isso no trabalho, mas se acontecer vou lembrar do comentario da Vivian, hehehe. E eu fiz o pé numa profissional por 2 vezes e descobri que NÃO CONSIGO LIDAR COM NINGUÉM MEXENDO NO MEU PÉ, que aflição!!! Cada esquisitice que a gente descobre sobre nós mesmas né, hahaahahah.

  • carol gonçalves

    eu gosto sim de unhas esmaltadas e ajeitadinhas, mas detesto fazer as unhas, me reprimo mto por isso pq a sociedade repara sim nisso, mas acho bem escravidao termos q gastar ou ter tempo pra manter elas feitas, sendo que dura uma semana ou menos, post muito bem vindo!!!!

  • Gente, e eu nem sabia que “não podia” sair com as unhas sem fazer.
    Só esmalto quando sinto vontade e nunca, nunca tirei minhas cutículas. Acho que não vivo nesse mundo, risos.