Vídeo: Dicas de como ser um bom profissional nesse novo mercado de trabalho por Carla Lemos e Patricia Brazil

Manas, vocês estão atentas? Pois se cheguem e preparem o bloco de notas porque as dicas de hoje valem ouro. A nossa Carla Lemos bateu um papo super enriquecedor com a empresária e empreendedora Patrícia Brazil, e elas falaram sobre o mercado de trabalho e os novos profissionais que estão buscando posicionamento.

Como vocês já sabem, a Carla é fundadora do Modices e tem espírito empreendedor que se nota de longe. Ela é guru de muuuuitas influencers e a maior conselheira trabalhista que você respeita, pelo tanto de experiência que tem nas costas, afinal, só de Modices são 10 anos, né manas? E tanto pessoalmente quanto lá no nosso grupinho sempre surge o assunto “trabalho” e como proceder, se candidatar e criar as oportunidades.

Já a Patrícia é de Niterói, publicitária de formação e leitora de muito tempo do Modices. Ela é fundadora do grupo It Brazil, criado em 2013, que divulga diversas marcas através de parcerias com as influenciadoras, criando experiências de branding, indo além do convencional.

Com um histórico de sucesso e muita experiência, claro que nós queremos ouvir o que ela e a Carla têm a dizer. Então vambora pras dicas!

As mudanças no mercado de trabalho e tudo que você precisa saber sobre ser um bom profissional

  • A primeira coisa que temos que ter em mente é que o mercado de trabalho mudou e com isso, a forma de se trabalhar também. As faculdades existem, mas isso não quer dizer que você vai aprender a trabalhar frequentando uma – no dia a dia as coisas são diferentes e ganha sempre quem se joga.
  • Como a Patrícia mesmo diz no vídeo “vai lá e faz”. Nós aprendemos a trabalhar, trabalhando. Buscando experimentar e conhecer. Simples assim.
  • O que a Carla sempre fala é que mais de 50% das profissões vão mudar até 2025 (então esteja sempre aberta às novas possibilidades), mas o que nunca vai mudar é a questão necessária da criatividade. E a pergunta que fica é: Será que você é criativo o suficiente para não ser substituído por uma máquina? Na dúvida, seja no MÍNIMO proativo que é pra garantir.  Tem que ter a vontade de mudar e fazer diferente. Hoje, nós não podemos esperar que o nosso chefe tenha uma lista de tarefa para nós. Somos plenamente capazes de destrinchar o que é dever nosso e então agir, nunca esperar.
  • Com as mudanças frenéticas que acontecem nós temos que buscar caminhar junto com as mudanças e assim nos atualizarmos do que está acontecendo agora. A experimentação faz parte desse processo de evolução, e você só vai encontrar o que realmente gosta quando você fizer.
  • Aqui no Brasil, temos que escolher muito cedo o que vamos fazer para o resto de nossas vidas e isso acaba formando profissionais perdidos e frustrados. Tenha em mente que o fazer das coisas é que vai te guiar, então não se preocupe em não saber o que quer fazer, preocupe-se em estar sempre em movimento, buscando as possibilidades que assim as coisas se encaixam.
  • Não tenha medo de começar um estudo ou em um novo emprego e parar – não vale a pena continuar algo que não te faz feliz. Uma das maiores reclamações dos novos ingressantes no mercado de trabalho é que pra tudo é preciso ter experiência, e é verdade, mas você já parou pra pensar que a experiência é você quem cria?
  • A Carla mesmo criou a dela com o Modices. No início ele era uma plataforma para mostrar os trabalhos dela como stylist e olha no que se transformou hoje. Você não precisa ter um emprego pra só lá mostrar seu potencial. Hoje em dia, as nossas redes sociais são um forma gratuita de portfólio, onde milhares de pessoas tem acesso. Assim como ilustradores e tatuadores conseguem trabalhos por suas redes sociais, por que você também não aposta em mostrar por lá o que você sabe fazer?
  • Hoje as empresas querem contratar alguém que já esteja pronto pro ritmo do mundo, por isso você já deve estar ligada em tudo e fazer aquilo que te compete, no horário e com interesse, sem má vontade. Tem que fazer com amor, tem que se entregar real e entregar um pouco além também, que não faz mal.

Lembre-se que as pessoas que estão convivendo nesse ambiente de trabalho com você hoje, serão muito provavelmente as que vão te abrir portas ainda maiores no futuro. A própria Carla cultiva muitos jobs que foram conquistados lá no início de tudo. No mercado de trabalho você expõe a sua imagem e é a partir do que transmite que você se vende.

Esse texto é só um resumão pra você sair da inércia na vida e um baita incentivo pra você apertar o play no vídeo completo.

Gostou das dicas? Conta pra gente como você é no seu trabalho!

||||| 11 amei! |||||

Sobre o autor

Esses posts são feitos em conjunto pela equipe - juntando as ideias loucas de umas e a sensatez de outras - e representam o que a gente acredita, aposta ou quer discutir com o mundo. Porque tudo que é compartilhado é mais incrível.