É a primeira semana do ano e é quase incontrolável a vontade de organizar os objetivos, estabelecer novas metas e listar nossos desejos para que 2016 seja feito de 12 meses bem felizes. Quase todo mundo é assim. Afinal, são 365 dias de novas chances, certo? Aqui no Modices nós começamos o ano contando para vocês um pouco dos nossos planos – que foram se moldando nos últimos meses – e, por isso, resolvemos compartilhar com vocês alguns dos métodos que usamos para nos organizar.

dicas

São coisas bem fáceis e dicas simples de seguir para que você consiga – ou pelo menos tente – alcançar suas metas sem sofrimento e com mais sabedoria.

✧ Planejadores e calendários de papel ::

planner

Existem vários apps de planejadores, agendas e calendários (o do iOS, por exemplo, funciona super bem por si só). Mas mesmo vivendo de internet, a gente não abre mão de se planejar de forma analógica. Por aqui, listas e planejamentos são todos feitos à mão, no papel – quem também é assim? A gente acha melhor de visualizar e, no fim, bem mais bonito :)

A gente tem o planner da Amanda Mol que já vem lindinho, separado, impresso e chega na sua casa. Você também pode baixar o calendário (dividido em duas partes) do Coisas Boas Acontecem que está cheio de ilustras lindas e frases motivadoras e pode baixar também o planner semanal do Não Me Mande Flores que é clean e organizado ótimo para metas de curto prazo.

✧ Arrume seu armário ::

Taí uma coisa maravilhosa para fazer logo no início do ano. Organizar o nosso ambiente, organiza a nossa cabeça. Como mulheres que amam moda e a usam como ferramenta de autoestima, o armário é um lugar que precisa está limpo e ordenado. Tem post sobre Como Organizar o Seu Armário e aqui um sobre Armário Cápsula - método ótimo para um detox do closet. Você também pode ler o maravilhoso livro da Marie Kondo (a gênia da arrumação) também - no Fashionismo tem um post ótimo com os highlights do livro.

J.LO closet

 

✧ Organize seu orçamento ::

Definir orçamentos e listar prioridades de gastos pessoais é essencial para começar um ano organizado e com muitas chances de dar certo. Na contramão do que falamos aqui em cima, nesse caso preferimos os aplicativos de celular. Assim, podemos carregar nosso orçamento por aí e estar com ele por perto na hora de fazer escolhas e atualizar prioridades. Serve para quem quer guardar dinheiro pra viajar, para quem quer fazer um pé de meia, para quem precisa organizar melhor o próprio dinheiro, para quem precisa comprar uma geladeira… O Vitor é o mestre do app Guia Bolso e recomenda muito (ele pega as informações do seu extrato bancário e te ajuda a entender direitinho pra onde seu dinheiro está indo) 

rihanna money

Ah! Aproveita e tira uns minutos para limpar sua carteira e sua bolsa, jogar fora os recibos que não precisa, juntar moedas perdidas e cartões que não servem mais. Se é pra organizar os gastos, comece por aí!

✧ Aprenda um método de concentração ::

Trabalhar no computador é trabalhar em um mar de distrações e a gente acaba se distraindo com frequência, o que pode acabar com a nossa eficiência. Existem alguns métodos que ajudam a aumentar a nossa produtividade mesmo em meio a um dia caótico – basta procurar no google para achar algumas opções. Aqui na nossa equipe o método mais popular é uma adaptação do método Pomodoro (nome esquisito mesmo).

foco no trabalho

É simples: faça uma lista (possível, não adianta ser uma lista de 150 itens) que você precisa/quer cumprir no dia e se comprometa a cumprir. Agora, você vai separar 25 minutos para se dedicar a uma única tarefa, sem distrações. Coloque o timer no celular (e aproveita para deixá-lo em modo avião) e se joga. No fim desse tempo, você tem 5 minutos de break, antes de se dedicar a mais 25. São três ciclos de 25 minutos e ao fim, 15 minutos de break. Simples e eficiente! Tenta, ou procura um que se adeque melhor às suas funções.

✧ Entenda suas próprias metas e liste resoluções reais :: 

Como falamos no tópico anterior, não adianta fazer uma lista com 150 objetivos irreais e não cumprir nada. Certo? A melhor forma de não se frustrar com suas próprias resoluções de ano novo, e fazê-las acontecer de verdade dessa vez, é entender o porquê delas. Quem nunca estabeleceu a regra de perder 10kg e ir na academia 4x por semana logo no início do ano e levou um mês para abandonar?

ariel frustrada gif

A ideia aqui é cortar isso da lista e parar de se impor objetivos impossíveis e até desnecessários, e entender por que você quer essas coisas. Que tal colocar na lista: “honrar o meu corpo e fazer o que puder para me sentir mais saudável e disposta” ao invés de perder peso? Também não adianta dizer que vai ler 3 livros por mês e acabar com uma pilha de trocentos livros não lidos. Que tal “vou ler sempre que tiver vontade, o que eu estiver com vontade de ler”?

E a lista à prova de frustrações pode seguir com outras ideias: fazer o melhor que posso no meu trabalho, entender meus medos e lutar contra eles, reconhecer meus privilégios, ouvir as experiências dos outros… Tudo isso te leva a um ano mais leve e feliz.

anigif_optimized-30724-1419868422-36

||||| 26 amei! |||||

Sobre o autor

Esses posts são feitos em conjunto pela equipe - juntando as ideias loucas de umas e a sensatez de outras - e representam o que a gente acredita, aposta ou quer discutir com o mundo. Porque tudo que é compartilhado é mais incrível.

  • Micaely Rodrigues

    Gostei muito das dicas ^^
    Eu adoro Planners me ajudam muito !
    Beijos ♡

  • http://www.ensaiodeasas.com/ Bruna Sarga

    Já estou colocando tudo em prática.
    Me organizei duas semanas antes da virada.
    Comprei um Planner massa para me ajudar, mas pretendo fazer um para 2017.
    Pois tem muita opção 0800 na internet, né?

    Essa postagem é amor.

  • http://helenamattos.com Helena Mattos

    Adorei as dicas e são algumas coisas que boto em prática todo ano! O que mais gosto é arrumar minhas coisas, armário, gavetas… Fico feliz quando termino e vejo tudo organizado!

    Adorei o post! Beijocas!