Há tempos já é tempo de varrer antigos amores, fios de cabelo e comprovantes de cartão de débito do chão da sua casa. Também chamarei “casa” de “alma”, ok? Só para você enxergar com clareza o que quero te dizer. Acho que você nem se lembra das estampas lindas que se formam nos azulejos do chão, de tanta coisa com e sem sentido que você acumulou nos últimos anos, certo? É hora de organizar tudo que ainda houver algum sentido de ser, estar e existir nessa sua casa. De sacudir a poeira (e os sentimentos) e de se desfazer do resto.

Se você buscar o significado de “resto”, verá no dicionário e na vida que ele sempre será o que sobra. O que anda sobrando na baguncinha que você se encontra no momento? O que um dia se encaixou na sua vida, mas agora não tem motivo para estar ali porque você mudou, porque as coisas mudaram ou porque, simplesmente, não te faz mais bem? E outra coisa… Quem estiver faltando demais na sua vida no momento, provavelmente, também anda sobrando nesse chão bagunçado. Dá uma olhada em volta e me diz se ele(a) também não virou resto.

E o que a gente às vezes precisa fazer com restos? Bom, eu não indico costurar uma colcha de patchwork com sobras de sentimentos ruins, de relacionamentos que acabaram, de paixões que não vingaram, de sonhos que não se concretizaram, de mágoas que foram guardadas, tampouco de comprovantes do seu cartão de débito com compras que já saíram da sua conta. Você faria o que com ela? Se enrolaria em um dia chuvoso e choraria rios ouvindo “Creep”, do Radiohead, ou “Someone Like You”, da Adele? Por favor, não faça isso com você.

Clara-Abrahim

Vambora jogar fora os perfumes que já passaram da validade (seus e de outras pessoas que já “venceram” na sua vida também), as culpas que você guardou aí dentro da sua alma, as indecisões que já perderam o timing de serem decididas, as mágoas nunca tiradas a limpo que já ficaram no passado, os relacionamentos que te puxam para baixo, as companhias que não fazem questão da sua companhia, as histórias que você gostaria de ter vivido e não viveu, os choros já muito bem chorados e o desejo de ser qualquer outra pessoa senão você?

Se tem uma pessoinha nesse mundo com quem você terá que lidar para sempre é com você. Então sugiro organizar essa casa de um jeito que fique melhor para você andar, dançar, amar e viver nela. Bota em prateleiras o que é mais urgente, as coisas que você precisa ver e sentir diariamente nesse novo momento da vida. As responsabilidades, os prazos, o desejo de vencer, os mimos, as lembranças boas, tudo que te ajudará a se manter no caminho mais estável possível. Deixa os amigos e a família bem à vista para você não esquecer nunca que eles estão ali para você e que eles também precisam da sua atenção de vez em sempre.

Guarda em gavetas os sonhos que não devem rolar por agora. Eles não podem roubar muita energia sua nesse momento em que você precisa se dedicar a outras coisas para que um dia eles se tornem realidade. Organiza nelas também os aprendizados, as contas que já foram pagas, alguns erros seus que precisam ainda estar ali te alertando de algo e até algumas lembranças ruins das quais você pode precisar para não fazer ou aceitar de novo certas coisas que não são legais. E o resto, é aquela coisa… Você varre. Ou usa um aspirador de pó que cansa menos.

Clara Abrahim

3---Tirinha-Final-Clara-Abrahim

_ a @claraabrahim é poetisa e agora escreve aqui no Modices toda semana – clica aqui e vê os da Clara Abrahim _

 

||||| 22 amei! |||||

Sobre o autor

27 verões de pura intensidade fervente. Sou dramática (quero demais, penso mais que deveria, exagero em quase tudo, passo batom na boca, tenho gênio de loba e jeitinho de louca), mas sou legal.​

  • Géssica Magalhães

    Amei seu texto! Relembrei de todos os momentos que eu vivi agora, e a vontade de vencer. Pura verdade!!

    http://www.bloggeucerqueira.com

    • Clara Abrahim

      Que delícia ler isso… Fiquei feliz em saber que esse texto te fez bem! <3

  • Layana Moura

    AAh Clara, Clara… Você tem o dom ;) Nada como o autocuidado e o autoamor <3

    • Clara Abrahim

      Bonita! <3 Gostei muito da sua mensagem por aqui!

  • Gabriela S. Padilha

    Adorei o texto. É ótimo fazer essa faxina de sentimentos e hábitos regularmente. http://www.alemdolookdodia.com

    • Clara Abrahim

      Adorei que você adorou! Beijoca <3