Faz algum tempo que notamos um assunto inesperado ganhando força nas mesas de bares e conversas entre nossos amigos: nossa geração criada a leite com nescau simplesmente não aprendeu a lavar roupa. A questão é que a gente só percebeu essa ~falha no nosso currículo de pessoa independente quando fomos morar sozinhas e/ou quando começamos a querer cuidar melhor das nossas peças de roupa – muito em função dos nossos papos e mudanças de hábito à procura de um consumo com consciência.

lavar-roupa

E aí, é aquele festival de roupas brancas ficando rosa, peça preferida encolhendo, tecidos esgarçando, blusas manchando… Só decepção. A verdade é que, no dia a dia, a gente tem muita pressa pra tudo, mas na hora de lavar suas roupas é bom fazer com cuidado, carinho e com um tempinho de dedicação. Quando a gente compra uma roupa, um dos nossos maiores desejos é que ela dure um bom tempo, certo? Afinal, roupa não é para usar uma vez e jogar fora (lê aqui sobre slow fashion).

Se liga nas dicas básicas e essenciais para lavar suas roupas:

Tem que separar

Na correria a gente acaba esquecendo e jogando tudo misturado na máquina, né? Você só se dá conta quando pega aquela peça que um dia foi branca e agora é rosa. Já aconteceu com todo mundo, mas vamos virar esse jogo! Lembre-se de sempre separar as roupas pretas das coloridas e as coloridas das roupas brancas. Esse é o básico! Mas para melhorar, você pode separar as roupas de uso pessoal das roupas de cama, por exemplo. E também é válido que você separe as roupas de acordo com o tipo de lavagem. Peças mais frágeis são lavadas de um modo e peças mais pesadas de outro. Alguns tecidos precisam de uma lavagem mais delicada e outros de uma lavagem mais hardcore. Mas como saber qual é qual? 

rosa

§ Etiqueta incomoda mas tem serventia

Para saber como lavar uma peça de roupa específica, dá aquela olhadinha na etiqueta. Sim! Se você é dessas que corta logo a etiqueta fora, ‘tá na hora de pensar duas vezes. Elas pinicam, às vezes são enormes e a gente pensa que não serve para nada, mas você já reparou naqueles símbolos? Então, eles indicam como lavar a peça e indicam do que ela é composta. Seguindo direitinho você garante a durabilidade da peça! O chato é que nem todos eles são explícitos quanto ao significado, mas essa tabelinha vai ajudar:

simbolo-etiqueta-roupa

Fazendo estampas e cores durarem mais

Sabe aquelas roupas com estampas que a gente ama? A cor delas vai durar muito mais se você colocá-las do avesso na hora de lavar. O mesmo serve para o jeans! Um truque muito bom para não deixar que as peças desbotem é deixar de molho no vinagre branco (sim) – duas colheres por 15 minutos. É importante não colocar muitas peças que possam desbotar juntas, porque elas podem manchar umas às outras. Se tiver paciência para fazer com peças individualmente é melhor ainda e mais seguro. O mesmo pode ser feito com sal de cozinha, só que precisa de mais atenção. Use em água fria, misture bem e depois coloque a peça. É importante não exceder o tempo de 20 minutos de molho porque pode danificar a roupa.

maquina

Conservando as roupas brancas

Como a gente disse antes, nada de lavar branco com roupas coloridas, tá? Esse é o primeiro passo para que ela continue branca. Roupas brancas são mais ~complexas porque, com o tempo e o suor, elas amarelam mesmo! Então, tem que ficar de olho na etiqueta (sempre!) e no modo de lavar.

Algumas máquinas têm aquela opção de roupa branca que tira as possíveis manchas e sujeiras mais profundas, sem que você tenha que pensar muito a respeito. Você também pode fazer o processo de deixar de molho “longo” em um balde com água morna/quente porque vai ajudar a amolecer as fibras e soltar a sujeira com mais facilidade, mas é sempre bom verificar o tipo de tecido antes de fazer algum processo do tipo, viu? Uma receita caseira para desamarelar as roupas é o uso de bicarbonato de sódio + sal dentro do balde com água quente. É importante dizer que depois de tirar as roupas de molho, elas não vão direto para a corda secar, elas ainda vão para a máquina de lavar.

Conservando as roupas pretas

Roupas pretas desbotam e é notável. Para prevenir isso, a gente começa separando as roupas pretas das coloridas e das brancas. As roupas pretas não podem ser lavadas em água quente – elas podem encolher e desbotar com mais facilidade – e não é isso que a gente quer. É importante escolher o ciclo de lavagem suave para essa cor de roupa e lavá-las do avesso também é uma ótima opção. Ah, vale lembrar de não deixá-las secando diretamente no sol. O melhor lugar é uma sombrinha com vento.

roupa preta

Vale lembrar que: o tipo de lavagem depende muito do tecido, alguns só podem ser lavados à mão, por exemplo. Então, antes de tudo e de colocar qualquer dessas dicas em prática, leia a etiqueta. Mesmo!

Parece que isso tudo vai tomar um tempão do seu dia, né? Mas não vai não, já já você pega o jeito e se organiza pra fazer rápido. E nada melhor do que ver aquela roupa cara de nova mesmo depois de tantas lavagens, né? Aqui estão algumas das nossas dicas, mas (por favor!) compartilhe as suas nos comentários – quanto mais melhor!e de repente vale até outro post só com dicas de leitoras ;)

 

||||| 7 amei! |||||

Sobre o autor

Esses posts são feitos em conjunto pela equipe - juntando as ideias loucas de umas e a sensatez de outras - e representam o que a gente acredita, aposta ou quer discutir com o mundo. Porque tudo que é compartilhado é mais incrível.

  • ao que tudo indica, tenho mais sorte do que juízo HAHHAHAHAHA

    (dicas lidas e anotadíssima ♥)