É muito comum que noivas em meio à organização do casamento, tendo que lidar com oitocentas e setenta coisa ao mesmo tempo, se tornem levemente autocentradas. Faz sentido: você passa muitos meses focada no casamento (principalmente, se for o seu primeiro), tomando decisões que levam em conta exclusivamente a sua vontade (às vezes, a do noivo também) e planejando o que será um dos dias mais importantes da sua vida.

Por isso, noivas ficam mono-assunto e, por isso, muitas noivas acabam entendendo que o próprio casamento é tão importante para as pessoas à sua volta quanto pra si mesmas. E ó, infelizmente, não é. Essa “transferência” acontece principalmente com as madrinhas. Sim, se você chama suas melhores amigas para serem madrinhas num dia tão importante para você, é claro que de alguma forma esse dia tem um valor especial para elas também. Mas você não pode esperar que elas tratem o seu casamento como se fosse o delas. Vem cá!

Ser madrinha dá um trabalho enorme

Como eu disse antes, toda noiva fica meio auto-centrada e já vi muita noiva que simplesmente esquece que suas madrinhas têm uma vida que nada tem a ver com o casamento e que ser madrinha exige tempo, disposição e dinheiro. Algumas noivas exigem que as madrinhas, por exemplo, não só compareçam como organizem, participem ativamente e arquem com os custos (!) de todos os eventos pré-casamento: chá bar, chá de lingerie, despedida de solteira e o que mais inventarem até lá.

madrinha vestido noiva

 

E aí você também exige que o vestido seja de uma cor específica ou que elas não usem azul porque sua mãe vai estar de azul. E você também exige que ela faça maquiagem e cabelo no salão. E você também espera um bom presente, afinal são madrinhas, né. E no dia do casamento elas devem estar lá 1h antes de todo mundo. E na hora da festa, elas precisam estar na pista com você o tempo todo. Dá muito trabalho, então valorize suas madrinhas porque ninguém é obrigada.

Por que fazer suas madrinhas gastarem uma fortuna?

Tudo isso que falei no tópico anterior custa dinheiro e muito! São cem reais ali, duzentos reais aqui para viabilizar os eventos paralelos, alguns muitos reais de cabelo e maquiagem, muitos e muitos reais do vestido do jeito que você sonhou pra ela (e provavelmente ela nunca mais vai usar), vários reais do presente de casamento e dos chás todos. Se você estiver planejando um casamento low-budget, é ainda mais feio exigir que elas gastem tanto dinheiro em seu benefício.

madrinhas casamento dinheiro

Lembra que na vida da sua madrinha pode estar acontecendo um monte de coisas e que pra ela te dar a lingerie que você escolheu pode ser que tenha que abrir mão de algo importante pra ela. Ah! Vale lembrar que se você chamou o casal casado para ser madrinha-padrinho, todos os gastos são em dobro.

O vestido de madrinha

Elas vão estar se virando para fazer tudo do seu jeito, gastando com você o dinheiro que tinham programado investir em uma cortina nova pra sala, aceitando que não vai sair com o crush preferido no sábado porque é seu chá-bar… Enfim, se dedicando. Então, facilita a vida das migas o máximo que você puder, principalmente em relação ao vestido.

minhas madrinhas no meu primeiro casamento - reparem na fenda de Carla Lemos <3

minhas madrinhas no meu primeiro casamento – reparem na fenda de Carla Lemos <3

No meu primeiro casamento, eu quis que todas usassem a mesma cor (noivas têm dessas coisas), mas parei pra pensar que era sacanagem que elas gastassem uma fortuna num vestido que nunca mais fossem usar, só porque eu queria. Então, sugeri que todas fossem de preto, só exigi que fosse longo porque era num lugar arrumadão. Elas amaram e já usaram os vestidos várias vezes em outras ocasiões. E modéstia a parte ficou deuso nas fotos. E olha, como fiz essa exigência, me senti no dever de liberá-las da obrigação do presente (que elas fizeram questão de dar, porque são demais). No segundo casamento, eu não exigi nada e ainda disse que não queria vê-las gastando fortunas (principalmente com presentes), já que é uma festa total low budget.

O sonho da noiva X a realidade

Noivas têm sonhos, né? Apenas pense se seus sonhos são possíveis/confortáveis para suas madrinhas. Elas querem se sentir lindas no dia do seu casamento, será que é legal colocar todas com o mesmo modelo de vestido (mesmo que não vista bem em todo mundo)? Será que é legal exigir que a cor seja amarelo canário, obrigando a elas que mandem fazer o vestido? Será que é legal dizer que elas não podem usar óculos, ou cabelos soltos, ou esmalte vermelho (todas essas histórias verídicas)? Será que é legal que elas gastem R$300 cada uma para possibilitar o chá que você quer? Será que é legal esperar ou exigir um presente incrivelmente caro?

madrinhas bridesmaids

 

Pense bem o quanto o que você quer é plausível e converse com suas madrinhas sobre as suas exigências – dando sempre a liberdade para que elas recusem esse papel tão importante. Sim! Elas podem recusar e não estragar a amizade por causa de coisas bobas.

Tem perguntas ou quer sugerir um tema? Conta aqui nos comentários ou lá no meu Instagram! :) Quer ver os outros posts sobre Casamento? É aqui!

||||| 18 amei! |||||

Sobre o autor

editora executiva

30 anos, publicitária, feminista imperfeita. É Editora Executiva do Modices. Escreve sobre moda, bebe uísque e ama gatos. Se divide entre ser totalmente racional e acreditar em unicórnios. @ninaribeiro no Insta.

  • Ana Carolina Pires

    Nina, se precisar de qualquer ajuda nos eventos pré casamento, pode contar com nossa Marie <3 Somos especializadas na organização desses eventos! Nossa ideia é justamente tirar a sobrecarga da noivas e das (santas!) madrinhas ;) Dá uma olhada no nosso face facebook.com/eventosmarieoficial e nosso Instagram @marie.oficial
    Beijos!

  • Clara

    Oi Nina, estou adorando esse tópico! Continue nos contando do andamento da organização do casamento!
    Bjs

  • Nina estou curiosíssima para saber ver como foi realmente o seu casamento. Eu acompanhei no snap e me pareceu bem lindo! Não vai deixar de postar as fotos aqui heim! Por favor!!
    Beijinhos