Vocês já devem ter percebido que a gente tem gostado cada vez mais de trazer as pautas que rolaram no nosso grupo do Facebook para o blog, né? Afinal, os assuntos de lá complementam ou estendem os daqui (e vice-versa). Dessa vez, a leitora Virginia apareceu por lá falando da sua dificuldade com o próprio armário:

“Estive olhando meu guarda-roupa e mesmo estando com as gavetas abarrotadas, eu estou enjoada delas. Eu tenho um guarda-roupas com poucas peças “trendy“, procuro comprar algo mais atemporal, só que ainda assim fico com vontade de consumir. Como vocês fazem para reinventar os looks sem comprar nada de novo?” – Virginia, no grupo do Modices

Quem nunca passou por esse momento, não é mesmo? Tem até um post dedicado a esse sentimento aqui. Como temos leitoras super espertas, os comentários foram recheados de dicas de organização, compras e styling, que a gente compartilha aqui com vocês – e aproveita pra acrescentar algumas diquinhas novas e outras que já demos aqui.

{ fotografe seus looks

«garotas no #modicesinspira ↑

Essa é uma dica que a gente sempre dá quando pode. Fotografar os looks ajuda a (re)conhecer o próprio corpo, nos olhar por outra perspectiva e, principalmente, enxergar o corpo como um todo. Como as meninas do Oficina de Estilo dizem, nós não somos um monte de partes de corpos separadas (um quadril, braços grossos, pernas finas…). Quando a gente se vê através da foto é muito mais fácil entender o que funciona e o que não funciona para o nosso gosto – além de dar ainda mais ideias de como podemos vestir os nossos corpos.

Vale pedir para alguém te fotografar ou se fotografar no espelho mesmo, não importa. Além de se entender melhor, você ainda consegue manter um banco de dados das coisas que já tem e os looks que funcionam na vida real – o que é ótimo para dias de pressa ou sem muita inspiração.

{ styling, styling, styling

«garotas no #modicesinspira ↑

Desde o primeiro Styling da Preguiça (clica aqui para ler) nós dizemos que o styling é uma arma simples e prática para reinventar seus looks e constantemente atualizar o seu visual, sem precisar comprar roupa nova. Um acessório da moda, um detalhe bem colocado, uma manga dobrada aqui, uma barrinha pra dentro ali e pronto: já mudou tudo! A mesma coisa vale para variarmos as formas de vestir uma peça.

A Melyssi falou lá no grupo:

“Um dia desses eu vi um macaquinho que eu usava pouco, logo transformei ele em três looks: com um cinto e uma camisa, outro com uma camiseta por cima do macaquinho (assim ele ficava parecendo um short) e mais um com uma saia por cima (assim ficava parecendo uma blusa)!”

Tudo isso é capaz de mudar um visual completamente e tornar todas as suas peças mais versáteis (olhaí o consumo consciente). É claro que para variar sempre a forma de vestir uma peça e entender melhor seus próprios acessórios, além dos recursos das suas próprias roupas, é preciso muita referência! E isso nos leva ao próximo tópico:

{ Referências e moodboards

 

Siga o painel styling power de Carla Lemos no Pinterest.

Essa é uma outra ideia que a gente sempre dá quando alguém pergunta como pode variar o estilo sem comprar roupa nova. Faz uma conta no Pinterest, uma pastinha de inspirações no computador ou até mesmo um quadro de referências na parede do seu quarto (pessoas analógicas ♥). Tudo para que você possa visualizar as diferentes formas de usar uma mesma peça.

A Nayhara disse que toda vez que compra alguma coisa nova, vai logo no Pinterest procurar diversas inspirações de como usar e vai pinando tudo: “Aí quando rola um branco do que vestir eu corro no meu painel é sempre ajuda!”. Essa é uma forma excelente de fazer qualquer roupa “render” o máximo que pode! Como disse a Tanya: “Corre pro pinterest, e vê o que você tem de parecido com algo que te inspire! Ele destrói qualquer bloqueio criativo” – a gente con-cor-da!

Falando em referências, também vale montar sua lista de seguidos no Instagram com meninas estilosas que se vistam da forma que você gostaria, para se inspirar. Aqui tem um post com algumas meninas cheias de estilo para seguir.

{ Organize seu armário

A Daniella contou lá no grupo que ela tem uma planilha organizacional do próprio armário que ela divide em o que precisa repor, o que ela precisa reformar, peças que são mais tendência e as peças que ela precisa adquirir para atualizar o look. Tá bom, nem todo mundo consegue ser hiper organizada assim, mas vale pensar em formas mais simples de manter seu guarda-roupa sempre organizado e fácil de visualizar.

Uma dessas formas é apostar em armários mais enxutos, como as meninas que estão investindo em armários-cápsulavê aqui que a gente explicou tudinho e deu boas referências.

Depois disso tudo pode ser que você se dê conta de que ainda faltam peças ~estratégicas no seu armário ou pode ser que você se apaixone perdidamente por uma roupa que é tendência, e aí você tem que decidir se compra ou não. Vai de você, do seu orçamento, dos seus desejos. Como aqui no Modices somos sempre pró ressignificação do consumo, fizemos um post com três dicas do que fazer antes de sair para comprar alguma roupa.

» E você? Tem alguma dica ótima para reinventar looks sem comprar nada novo?

||||| 32 amei! |||||

Sobre o autor

Esses posts são feitos em conjunto pela equipe - juntando as ideias loucas de umas e a sensatez de outras - e representam o que a gente acredita, aposta ou quer discutir com o mundo. Porque tudo que é compartilhado é mais incrível.

  • Jonara Cordova

    Amei esse post! Ultimamente tenho pensado muito mais, antes de comprar uma peça nova. Volta e meia “recupero” algo que não uso há tempo, ou começo a vestir misturando com peças diferentes, de modo que me sinto de roupa nova, mesmo tendo aquela peça há anos. Adorei a dica do pinterest e de tirar foto dos look. Vou aplicar. :)

    http://desapegomental.com

  • http://www.estanamoda.com.br Camila Sepriano

    Meninas amei esse post! Já faço algumas dessas coisas como buscar inspirações no Pinterest e Instagram! Também estou sempre organizando meu guarda roupa e tendo usar ao máximo o que tenho. Agora eu tenho uma perguntinha pra Carla e sei que uma hora ela vai me responder rs rs. Você como blogueira de moda, o que acha de outras blogueiras que nem sempre usam “roupas da moda” ? Por exemplo eu, sou uma aspirante a blogueira rs rs. Já tenho o blog mas não sou famosa… você acha que o fato de eu repetir roupas e não estar usando sempre o que é de última moda e mais caro, você acha que mesmo assim tenho chances de um dia ser uma blogueira reconhecida?
    Beijinhos amores

  • http://modices.com.br Melyssi Peres

    Amei o post! <3
    Amei participar dessa conversa também, sempre tem muita coisa inspiradora no grupinho :)
    Só falta acertar meu nome aí, gente! hahaha
    bjos

  • http://www.praticamenteinofensivas.com.br Nay

    EMOSSAAAAUMMM meu nominho no post do Modices!! Esse grupo é só amor!

  • Anna Kuhl

    Eu não tenho usado muito mais o facebook na minha vida, mas amo cada post dessa última safra do Modices – comecei/voltei a acompanhar o blog há pouco tempo. Gosto muito dos posts com looks das minas da vida real, até criei um board no pinterest para colecionar um pouco de inspirações mais “vida real” e tem muito conteúdo do Modices pinado nele, claro. Aqui o board> https://br.pinterest.com/annakuhl/representatividade-look-do-dia/

    Beijocas <3

  • Virginia Da Silva Santos

    Ai que felicidade ver o meu nome aqui.
    Quando eu vi o título do post, eu pensei: “eita que bacana, rendeu discussão pro blog”. Aí logo em seguida eu vi meu nome, hahahaha

    Esse post já tá favoritado pra eu ler sempre que pintar um block no que vestir. Ficou um resumo maravilhoso de todas as dicas que as meninas deram lá no grupo <3
    Agradeci lá e agradeço aqui! Esse grupo Modices é o melhor grupo mexxxxxmo S2

  • Customizando.net

    Adorei todas as dicas!! Faltou falar que também podemos customizar nossas roupas né… kkkk
    Pra quem busca ideias pra customizar roupas, aqui tem várias: http://customizando.net :) :) :)