O que diferencia uma marca vegan das normais? Antes de tudo, é preciso saber o que é ser vegan: diferentemente do vegetarianismo (que é mais uma dieta), o veganismo é uma ideologia baseada na Declaração Universal dos Direitos dos Animais (feita pela UNESCO) e que condena a exploração e abuso deles. Ou seja, além de não comerem carne, eles também não usam couro, seda e lã, por exemplo, e os mais radicais também são contra zoológicos e animais em circos.

Stella McCartney é uma das estilistas mais famosas que tem parte dessa ideologia na sua marca. Ela é a grande responsável por mostrar ao mundo que a moda pode seguir seu caminho criativo sem ir contra certas ideologias. Assim como os veganos, Stella não usa couro nem seda, mas cria peças com lã, já que ela não é vegan, e sim uma vegetariana mais engajada. A variedade das suas criações é grande: são roupas de red carpet, casuais, bolsas, sapatos, óculos, lingerie e ainda sua linha esportiva – e nem precisamos falar da qualidade do design! Ou seja, ela já provou que dá para se virar completamente sem precisar abrir mão da qualidade e nem ir contra suas escolhas.

Existem muitas marcas que se utilizam da filosofia vegan (algumas vezes até em prol dos baixos custos, como Urban e F21), principalmente na Europa e nos Estados Unidos e esse movimento tem começado a se destacar aqui no Brasil. Por isso, selecionamos cinco que valem a pena conhecer (e usar) por criarem peças lindas e acessíveis sem usar matéria-prima proveniente de animais. Vem ver! ;)

A marca carioca Svetlana, criada por Mariana Iacia, produz todas as peças com materiais sintéticos e vegetais. A estilista já estagiou com a Stella McCartney e lá aprendeu a dar um rumo vegan para a sua marca. O forte da Svetlana é a estamparia, enquanto o corte das peças é mais básico e confortável. Os preços são ótimos e dá pra comprar na Sala de Estar.

 

A Canna produz bolsas, carteiras e cases de couro sintético. Seus produtos são feitos de forma artesanal e a matéria prima vem de fábricas ecológicas na Bahia e no Rio Grande do Sul, que realizam reciclagem do material e de resíduos industriais e também reaproveitam a água usada. O estilo da marca é bem minimalista com um toque super cool.

 

A King 55 é a mais rebelde e fofa dentre todas as marcas vegans. Rebelde por ter um estilo super rocker e fofa por suas ações, como o evento do Dia dos Animais, onde os clientes levam seus pets para a loja, e o delivery ecológico, que é feito de bike em alguns bairros de SP. Sem falar que eles têm uma variedade de produtos bem grande.

A Insecta tem sapatos lindos e cheios de personalidade. Cada par é único em sua numeração e eles são feitos à mão a partir da reutilização de tecido de roupas vintage. O interessante da marca é que os modelos são clássicos, mas as estampas os tornam bem modernos.

Sim! Sapatinhos totalmente de plástico são uma boa opção para as veganas, e a Melissa é autoridade no assunto. Seus modelos ficam mais incríveis a cada coleção e as parcerias com grandes estilistas enlouquecem qualquer uma. A variedade também só cresce, e tem da rasteirinha para o dia a dia até a sandália com cristais, passando pela botinha de inverno. Ah, e o cheirinho de Melissa nova é inesquecível.

 

Você conhece mais alguma marca? Conta pra gente!

||||| 23 amei! |||||

Sobre o autor

Uma cearense que veio de metida pro Rio de Janeiro, uma jornalista que entrou de metida na moda e uma leitora que, de tão metida em tudo, virou #modicesgirl.

  • Bianca

    Ia curtir a Svetlana até terminar de ver as fotos… Tem uma peça aí que é cópia descarada de outra marca. Ah não, espera, no mundo da moda mudar o botão de lugar desqualifica a peça de ser cópia. http://cdn-s3-2.wanelo.com/product/image/10270466/x354.jpg

    E estagiou com quem? Que vergonha.

  • Lara

    Que post bacana!! Fico muito feliz em ver um blog nacionalmente conhecido falando sobre veganismo… As pessoas precisam saber que há opções! =) <3

  • rochacbruno

    Tem também a Ahimsa https://useahimsa.com/ e a VeganoShoes http://www.veganoshoes.com.br/

  • Mônica

    Adorei a postagem! Parabéns pela iniciativa. Sou vegana e idealizei a VegAmor (confeitaria vegana) na cidade de Porto Alegre e me alegra saber que diversas marcas estão tendo senso de responsabilidade pelas pessoas, pelos animais e pelo planeta. Bjos!

  • Mônica