Nós cariocas ouvimos com muita frequência que não sabemos nos vestir no frio e, não podemos negar, que há um fundo de verdade nisso aí. Além de termos dias de temperatura baixa misturados com dias de 30ºC (esse é o nosso inverno, esse é nosso clube), temos algum problema cognitivo que nos impede de diferenciar dias friozinhos com dias chuvosos.

Brincadeiras à parte, é a mais pura verdade que, nos estados brasileiros em que o frio é mais raro e menos constante, temos a tendência a fazer confusão com looks ideais para amenizar o frio e looks adequados para aguentar a chuva.

Por isso, aqui vai um pequeno guia para se vestir pro frio e pra chuva:

Botas X Galochas


Galochas são feitas para proteger os pés da água, mas não são bons sapatos quando o objetivo é esquentar. Como são feitas de borracha ou plástico, elas ficam geladas no frio e não é isso que você quer, né? Já as botas são perfeitas para esquentar, mas dependendo do material de que são produzidas, podem estragar completamente na chuva – risco que não queremos correr, já que costumam ser um investimento alto.

A exceção aqui cabe para as botas com solado mais grosso, de borracha (tipo Dr. Martens) que protegem legal do chão molhado e, com a meia certa, ainda esquentam o pé. Sapatos de plástico (tipo Melissa) também são bons companheiros de chuva – até porque secam super rápido – mas funcionam como as galcohas e não esquentam o pé.

Calças X Saias

Cobrir as pernas com calças, leggings ou meia-calças é o jeito mais comum de começar a compor um look de inverno. Mas, quanto mais longo for o comprimento, pior é de usar na chuva, porque molha e demora a secar ao longo do dia. Se puder, opte por comprimentos mais curtos como as saias, pois você pode secar as pernas quando chegar no destino.

A exceção fica por conta das leggings e calças skinny usadas por dentro da bota ou galocha. Nesse caso, prefira galochas que cubram até o joelho para proteger bem a calça. Outra coisa que é bom evitar na chuva são os tecidos mais esvoaçantes que saem do raio do guarda-chuva e podem molhar.

Trench Coat X Casacos

O trench coat (se for de boa procedência) é impermeável e protege do vento e da chuva. Normalmente, ele não é feito para esquentar, sendo melhor para dias chuvosos do que para dias de frio. Também vale apostar nas parkas e capas feitas especialmente para a chuva. Para dias secos e de temperatura baixa, pode abusar dos casacos mais fofinhos e até de pêlos sintéticos – que obviamente não funcionam se molhados.

Jaqueta de Couro X Jaqueta de “Couro”

A gente adora uma jaqueta de couro para os looks de outono-inverno mas, assim como as botas, elas são um grande investimento que esperamos que durem algumas temporadas. Por isso, deixe as jaquetas de couro de verdade para os dias secos e frios. Apenas lembre-se que elas não são super esquentadoras, então funcionam bem para um frio médio ou com uma blusa de lã por baixo em temperaturas menos amenas. Para os dias de chuva, aposte nas jaquetas que imitam couro (sabe couro ecológico?) pois na maioria das vezes são feitas de plástico e podem molhar!

 

||||| 62 amei! |||||

Sobre o autor

Esses posts são feitos em conjunto pela equipe - juntando as ideias loucas de umas e a sensatez de outras - e representam o que a gente acredita, aposta ou quer discutir com o mundo. Porque tudo que é compartilhado é mais incrível.

  • Tamires Barbosa Bezerra

    Amei o post! Realmente…. Vai me ajudar muito! Aqui em salvador chove todo dia, mas nunca é frio. Fica mais fácil desses jeito e eu sempre ficava na dúvida.

    Beijosss

    http://coisorfilas.weebly.com

    • http://modices.com.br/ Carla Lemos

      Obaa! <3 Q bom Tami!

  • http://simsemfrescura.blogspot.com.br/ Paola Alves

    Achei muito bom o post <3 Realmente tem diferença em se vestir para a chuva! Ainda mais aqui em SP que resolve ventar quando chove, afe HAHAHAH http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    • http://modices.com.br/ Carla Lemos

      Ohhh Paolinha linda <3 hahahaha SP é nada fácil. Chuva and frio, and mais frio hahahahahhaa

  • Rayana Maciel

    Achei o post maravilhoso e muito explicativo. Amei que tinha mulheres plus também! Sucesso! Beijos.

  • Talita Borges

    Carla, onde posso encontrar jaquetas de couro (ou “couro”) legais aqui no Rio?