Adeus capas, esqueletos, correntes, cabelos neon, cemitérios, noites-sem-fim. O gótico esta de cara nova, acessível e todo fresh. Quem diria? Para começar Kylie Jenner, Lorde e Rihanna (ouso dizer) concordam comigo.

o-novo-gotico


Onde surgiu o estilo gótico?

O Gótico é um estilo da arquitetura e da arte criado durante a Idade Média, entre os séc. 11 e 12 (momento de grandes transformações políticas e sociais, como o início das cruzadas). Ela surgiu na França (antes disso o termo gótico derivava da palavra ‘Godo’, um antigo povo germânico) e foi muito usada em catedrais por toda a Europa.

arquitetura-gotica

E quando virou moda?

Foi só no final dos anos 70, começo dos 80 que a subcultura gótica como nós a conhecemos surgiu. vinculada a estilos mais pesados de música como o pós-punk, rock gótico, o death metal, , entre muitos outros. Essa subcultura era caracterizada por um certo niilismo e visão de vida romântica, porém sombria. De um moda geral, o gótico se associa a tudo que é obscuro e soturno.

goth-80s

Anos depois, durante os anos 90 o gótico teve uma nova onde de popularidade. O grunge nasceu, o filho todo rebelde e despenteado do culto a perfeição da Prom Queen americana. Ao som de Nirvana, The Pixies, The Verve, Depeche Mode (algumas dessas ainda são minhas bandas favoritas ever!) as subculturas se misturaram com bandas mais góticas como The Cranberries, Placebo, Macbeth. Sem falar de filmes clássicos como Família Addams, Edwards Mãos de Tesoura, O Corvo e Jovens BruxasTudo isso ajudou a modelar grande parte da estética dos anos 90. Jeans rasgados, cintura alta, coturnos, vestidos e blusas com alças fininhas, barriga de fora, meia calça arrastão, cruzes e chokers como acessórios. Agora, esses elementos da subcultura estão sendo reutilizados em novos contextos criando a tendência que podemos observar no momento.

filmes-goth

O novo gótico

O único jeito de explicar o novo gótico é colocá-lo no contexto do pós-modernismo. A era pós-moderna traz uma mistura de estilos e referências que são tirados de seu contexto original e reutilizados de novo e de novo, até perderem seu significado original. O pós-modernismo é irônico.

Heaven Knows// The Pretty Reckless
{banda de hard rock da qual Taylor Momsen, ex-Jenny de Gossip Girl, é vocalista.
Ela é uma das precursoras da volta do gótico}


O novo estilo gótico faz exatamente isso -
 tem muitas referências dos anos 90, tem minimalismo, a tendência esportiva, o grunge, tem um pouco de cyber e um quê de estilo asiático… Além do mais, o novo gótico pode ser muito, muito chique. Todas essas referências não fazem sentido utilizadas entre si quando consideramos seu contexto histórico, mas esse elementos juntos criam uma imagem totalmente atual!

goth-chic-style

Porém, o mais importante do novo gótico é a diversão. É tipo esse negócio de pós-modernismo, mais ou menos. Você precisa se auto sacanear em sua góticidade trevosa. É como se o novo gótico ironizasse a si mesmo – não é sobre revelar o lado mais oculto e misterioso de sua personalidade, é sobre se sentir bem com esse lado e querer trazê-lo para a luz. É sobre se expressar de forma divertida e atual usando esse seu gosto por preto (independente da temperatura), cruzes, calças rasgadas, cabelo pastel, chokers (as gargantilhas), chinelos esportivos, chapéus e camisetas com estampa podrinha…

estilo-gotico

O grande catalisador desse novo estilo foi (claro) a Internet e as redes sociais. A Internet viraliza qualquer coisa que pode vir a ser tendência, mas foi particularmente importante nesse caso pois é um movimento jovem. Ele incorpora principalmente aqueles jovens viciados em tecnologia, aqueles que são capazes de falar com três pessoas diferentes ao mesmo tempo em três tecnologias diferentes. Um exemplo: a tendência nasce e cresce tão rapidamente que já até tem um subgrupo: os ‘Health Goths’ que misturam elementos mais sombrios como chokers e a cor preta com indumentária esportiva. No Brasil, podemos ver o desenvolvimento daGótika Suave que incorpora óculos redondos e roupas pretas usadas de forma casual, super apropriadas para nosso clima tropical.

A tendência começou no tumblr e tomou o instagram por influência das celebridades que aderiram e também são super influentes na rede como Rihanna e Kylie Jenner que tem mais de 10 milhões de seguidores cada uma no Instagram.

goth-kylie-jenner

the sexy goth// Kylie Jenner

Algo muito importante a se notar sobre essa nova tendência é que ela se apropria de referências estilísticas de muitas subculturas (não só do gótico mais ‘tradicional’) e as torna mainstream. Ela mistura e subverte sua linguagem original. Não sei se isso é exatamente uma crítica, apenas mais um exemplo da aplicação do pós-modernismo na moda. É triste ver elementos de subculturas perdendo seu valor original, porém não existe avanço sem perdas. O mais legal da moda é: nada fica parado, preso a um pedestal. 

Inspire-se!

O legal dessa tendência é que ela pode ser interpretada em looks de forma super casual e também de um jeito ousadíssimo: tudo depende de quem você é! Peças-chave são chokers (principalmente tattoo choker), batons escuros em tons de roxo e vinho, botinhas pretas e chapéus do tipo floppy.

goth-style-3

E pra saber mais:

 

||||| 15 amei! |||||

Sobre o autor

Carmen Manzano, 22 anos de confusão e muitas idéias. Natural de uma cidadezinha no interior de São Paulo, mora em Londres onde cursa Fashion Textiles (produção têxtil) no London College of Fashion. Em termos de moda acredita em contrastes, em erros, na diversão com um quê de rebeldia. Também aparece no Obsessiva Compulsiva, seu blog pessoal.

  • roob

    Na minha opinião, o gótico é um estilo de vida e não apenas usar roupas pretas.

    • Carmen Manzano

      Mas é exatamente disso que estamos falando!
      Toda subcultura tem um estilo de vida associado a elementos visuais, como as roupas. O novo gótico só foi possível por causa do pós-modernismo, que se apropria de elementos com certo capital cultural e os coloca em novo contexto!
      As roupas pretas são apenas um elemento que esta sendo colocado em uma nova subcultura que tem um estilo de vida diferente do gótico ‘tradicional’ :)

  • Natália

    Eu acho que os posts estão longos demais, no meu caso que pesquiso muitos blogs de moda por dia está ficando complicado. Por favor se puder diminuir um pouco a escrita dos posts seria melhor.

    • http://modices.com.br/ Carla Lemos

      Pronto, Nat, diminui o tamanho do post na home :) Vê se ficou melhor ^^ Beijão!

  • http://simsemfrescura.blogspot.com.br/ Paola Alves

    Acho o estilo gótico atual mais bonito! É o chamado “gótico suave” né? Hahahahaha http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    • Morgana Valkíria

      o “estilo ” gótica suave NÃO existe, é um moda que inventaram, o gótico é um estilo de vida

  • Nati Rios

    Hoje em dia esta mais aceitável esse estilo, tem uns looks até bacana.
    Ta rolando sorteio lá no blog, confira:
    Beijooos
    @natirios_blogidfashion
    @blog_idfashion
    https://blogidfashion.wordpress.com/

  • Gabriela S. Padilha

    Acho muito bonito! Mas prefiro o estilo “gótica suave”, haha. http://www.alemdolookdodia.com

    • Alexia

      o “estilo ” gótica suave NÃO existe

  • Lari

    Esse estilo é tudo de bom sim <3 Para quem estiver na pegada de montar o look, tenho uma loja pra indicar: http://www.hautextreme.com.br/ !

  • Monica Vicious

    Sim, o gótico é um estilo de vida que acrescentou muito a minha vida. Comecei curtindo punk, e ainda gosto, depois comecei a ouvir mais bandas do gênero. Sempre gostei da noite, filmes de terror, o mistério, a atmosfera, névoas e me encontrei na literatura, cinema, moda e música gótica, que é de primeira qualidade e engloba várias vertentes como o pós punk, rock gótico, new wave, sinthpop, industrial, ebm, etheral, medieval, death rock, um vasto ganho cultural. É bom que as pessoas vejam que quem curte gótico não é um maluco que fica de cara para parede ou morando em cemitérios, aliás detesto estes lugares, prefiro a praia a noite ou lugares de natureza vazios e isolados. Quem aprecia gótico geralmente é alguém que gosta de ler, tem apreço por arte e gosta de museus, exposições, livrarias, cafés intimistas. Geralmente também gosta de moda e maquiagem alternativa e diferente e cinema que trate de temas atmosféricos e sobrenaturais, como filmes de terror, mistério, fantasia, suspense e noir. É uma subcultura vasta. Curto gótico há mais de 10 anos e cada dia aprendo mais.

  • Monica Vicious

    Faltou dizer que o gótico tal qual conhecemos hoje deriva dos romances do século 18 e 19, que se utilizavam de elementos da arquitetura gótica original, os castelos, igrejas, mosteiros medievais como cenário para histórias envolvendo o fantástico, o misterioso e o sobrenatural. O Livro O Castelo de Otranto é que começou essa onda, é do século 18, muito bom, recomendo, depois vieram outros envolvendo cenários medievais, como o Monge. Acho o Edgard Allan Poe uma pessoa fundamental na construção do gótico moderno.

  • Faby Alves

    Haha amo! E vi tanto gótico na semana de moda de NY pro inverno 2016 que quase enlouqueço! É supertendência!

    Pra quem quiser ver, eu reuni em alguns posts o que teve de mais dark e gótico dessa temporada em NY.

    http://www.blogdafaby.com.br