Pré-poo: o que é, como faz, do que se trata, é de passar no cabelo? Todas as suas dúvidas sanadas aqui

Quando você começa a entrar nesse universo de autoconhecimento capilar é fácil ficar perdida com tanto termo novo, diferente, tipo sigla e em inglês. Pois é, mana, a realidade é aquela parada que eu sempre escrevo aqui: quando cê resolve cuidar dos seus cabelos, cê precisa dar reset no sistema, formatar o HD e limpar todas as informações anteriores sobre o modo de cuidar dos seus cabelos. E isso significa aprender um monte de coisas novas e é por isso que a gente tá aqui dedicadinha na nossa Escola Modices de Autoconhecimento Capilar pra ajudar você a conhecer seu cabelo, entender sua textura pra conseguir atender as necessidades dos seus fios.

Então, vamos falar de pré-poo?

Pré-poo vem de pre-shampoo, que como o próprio nome explica muito bem é um tratamento feito antes do xampu. A ideia é envolver as pontas e toda a parte ressecada/fragilizada dos fios com máscaras e cremes cheios de vitaminas e nutrientes alguns minutos antes do banho pra preparar o cabelo pra lavagem.

Eu conheci essa técnica quando meu cabelo teve corte químico. E eu que já tinha feito todo tipo de loucura no meu cabelo nunca tinha visto meu cabelo tão fragilizado. Juro, chega a me dar vontade de chorar de novo só de lembrar daquela sensação de ver meus fios que sempre foram tão fortes agora ali, quebrados, fracos, doentes se esvaindo a cada toque.

Tocar no meu cabelo era desesperador e lavar sempre me dava uma angústia no peito porque o cabelo embaraçava e era tão fraquinho que eu tinha pavor de quebrar ele ainda mais. E eu chorava. Logo eu, que sempre fui uma destemida capilar e mudava de cabelo quase todo mês? Mas o combo progressiva + descoloração total + tinta deu ruim. Eu não sabia que meu cabelo podia ficar daquele jeito. Cabelo danificado de verdade era aquilo ali.

Foi assim que eu resolvi começar a cuidar dos meus cabelos e assim comecei a procurar técnicas de tratamento e descobri o pré-poo.

pre-poo-frames

Já na primeira vez que fiz eu notei a diferença: meu cabelo estava tão fragilizado, tão danificado que eu sentia ele “vibrando de alegria” enquanto eu passava creme nele. Desembaraçar foi muito mais suave. Mas foi na hora do shampoo que eu senti toda a magia de proteção do pré-poo. Como os cabelos estavam cheios de creme, eles não embaraçaram loucamente e não ficaram ainda mais sensibilizados. E eu ainda comecei a sentir que o cabelo estava realmente recuperando “massa”. Antes desse método, toda vez que eu passava shampoo, parecia que todo o progresso tinha ido embora junto no ralo.

E quer saber mais? Eu mantive essa rotina do pré-poo mesmo agora com cabelos saudáveis.

Mas por que, Carla? Porque cabelos cacheados/crespos são naturalmente mais ressecados já que os óleos não conseguem percorrer todas as curvas dos fios. Como meu cabelo está super comprido (e eu quero deixar ele crescer ainda mais) eu preciso dar uma atenção especial e cuidar mais do comprimento e das pontas pra que eles se mantenham saudáveis e lindos – até porque eu continuo fazendo mechas e uso tintura nos fios.

Na real, você pode começar a fazer pré-poo com qualquer creme hidratante que cê ainda tenha em casa (aqueles restinhos de condicionador, aquele creme que cê deixou de lado porque encontrou um melhor…). Hoje eu confesso que prefiro usar cremes específicos, porque sei que tem vitaminas mais fortes pra penetrar bem nos fios e ajudar na ação da máscara de tratamento.

Meu favorito tem sido o Novex Tudo de Bom da Embelleze, que é maravilhoso. Ele vem num potão de 1kg, é multifuncional (ou seja, dá pra usar como creme de tratamento profundo, tratamento condicionante e leave in também) e super potente na hidratação. E o melhor, ele é tão concentrado que nem uso muito pro cabelo não pesar. Ah, e é liberadão pra quem é livre de parabenos, sulfatos e silicones, viu?

Eu inclusive perturbei a Robertha aqui do nosso #timemodices pra começar a fazer pre-poo no cabelo dela pra ajudar a recuperar o coitado que tava sofrido da descoloração. Vê se esse creme não é tudodebom mesmo? Mantém cabelos cacheados/crespos saudáveis e ainda recupera cabelos platinados. Sucesso é isso, mores.

Prontas para testar a magia do pré-poo? 

||||| 15 amei! |||||

Sobre o autor

blogger in chief

Carla Lemos é a criadora do Modices, um dos mais influentes blogs de moda do Brasil. Carioquíssima, Carla cursou as faculdades de moda e publicidade, foi stylist de globais e há 7 anos criou o Modices para falar de moda de um jeito mais leve e divertido.

  • Bruna

    E esse, também é publi, Carla? Essa tag ‘promoModices’ significa publicidade/publipost/propaganda? Alguém poderia, por favor, esclarecer?

  • Alexia Chlamtac

    Carla, você sabe dizer se esse creme é permitido no Low Poo?

  • Monica Silva

    A lavagem depois é normal, com shampoo e condicionador? Seus cachos estão maravilhosos! Bjss <3

  • Natália Monte Martins

    Esse creme pode ser usado pra quem tem cabelo liso? Meu cabelo tá sofrido de tintura e descoloração, mas não é cacheado.