Encontrar vestidos de festa é uma daquelas missões quase impossíveis. Pensando nisso, nós separamos modelos incríveis, cheios de representatividade pra te inspirar diretamente da NYFW.

A cada temporada de moda (NY a gente te ama!) a gente vê a diversidade ocupando cada vez mais espaço nas passarelas. Tá tendo mais gente diferente do padrão – principalmente do que é imposto pela indústria da moda. Temos corpos curvilíneos, temos uma diversidade de raça e cada vez mais cabelos naturais ocupando o cenário, o que nos enche de esperança e inspiração. Quando a gente consegue se enxergar em algum lugar, é dali que tiramos nossa inspiração e vem aquele sentimento de “eu também posso”, porque sim, a gente pode mesmo.

Prepara seu Pinterest (o nosso é modices) e bora começar o moodboard. Colecionar referências é importante nesse processo. Ok, cê não vai ter acesso a essas roupas maravilhosas. Mas, tudo bem. Já é ótimo ter elas de referencia pra você ver (e reafirmar) que seu cabelo black é elegante sim, saber a cor que mais realça seu tom de pele, o modelo que pode funcionar melhor pro seu corpo. É inspiração na hora de procurar roupa em loja e até pra mandar fazer na costureira ;)

Inspirações representativas para vestidos de festa diretamente da NYFW

Cetim ou seda pras ricas

Ideias de vestidos de festa cheios de estilo e representatividade pra você copiar

Christian Siriano

Ideias de vestidos de festa cheios de estilo e representatividade pra você copiar

Christian Siriano | Ralph Lauren | Wendy Nichol

Há quem diga que tecidos que refletem tanta luz quanto o cetim/seda não são pra qualquer corpo, mas como vocês podem ver, eis mais uma grande besteira. Até as passarelas estão desconstruindo essa ideia do passado. Aplausos para o Christian Siriano (vamos falar mais sobre ele em breve). O estilista que vestiu a Leslie Jones quando ninguém quis, teve o casting mais diverso da temporada e mostrou pra gente que a inspiração pra roupas de festas para todos os corpos pode não ser tão difícil assim.

O mais legal sobre esses vestidos, é que eles podem ter modelagens super simples, lembrando o slip dress, e continuam super festivos. E se você quiser diminuir a festividade dele, vale combinar até com uma pochete – já que é pra causar, né meninas?

Só no ombrinho 

Ideias de vestidos de festa cheios de estilo e representatividade pra você copiar

Christian Siriano | Jason Wu | Zac Posen

É amores, parece que a gente vai colocar é muito os nossos ombros pra jogo, até nos vestidos de festa. Cheios de recortes e formas mais inusitadas de mostrar, até o famigerado ombro a ombro que fica LINDO pra quem tem black, valorizando tanto o decote quanto a coroa capilar. Falando nos recorte diferentões, vamos desconstruir também as cores: laranja pode sim funcionar bem na sua pele branquinha e viram o realce do greenery na pele negra? ♥

Toda barbiezinha

Ideias de vestidos de festa cheios de estilo e representatividade pra você copiar

Rosie Assoulin

Ideias de vestidos de festa cheios de estilo e representatividade pra você copiar

Badgley Mischka | Jenny Packham

Aquele vestido cheio dos babados e com saia godê que gira quando a gente roda. Um verdadeiro mimo pra quem curte a vibe mais Blair Waldorf e pra quem ama a cintura marcada. E até se você não for tão romântica assim, dá pra investir no modelo – é só ter em mente que a estampa ou cor do tecido pode dar o mood que você deseja. E vamos apreciar a combinação de rosa com vermelho? Vamos sim!

Modelagem simples

Ideias de vestidos de festa cheios de estilo e representatividade pra você copiar

Mara Hoffman | Naeem Khan | Ralph Lauren

Pra ter um bom vestido de festa, não precisa de mil firulas e se você curte mesmo é um modelo mais simples, olha que lindos esses aqui. Tá vendo como nesse modelo azul, ele é simples mas ainda ainda tem o detalhe marcando a cintura e a manguinha solta que ainda te deixa fresca? O de gola alta apesar de muito simples, tem a estampa que pode garantir um look mais ousado e a gola mais alta que é muito elegante, balanceando tudo. O preto, apesar de vários recortes, segue bem simples e é o medalhão que da o tom. O mais maneiro é que você pode usar broche no lugar desse medalhão e assim reinventar um vestido super simples.

Vestidos não são obrigatórios

Ideias de roupas de festa cheios de estilo e representatividade pra você copiar

Jason Wu

Ideias de roupas de festa cheios de estilo e representatividade pra você copiar

Christian Siriano | Oscar de la Renta | Veronica Beard

Seguindo a máxima de Evan Rachel Wood, “Você não precisa usar um vestido se não quiser, e pode ser você mesma porque você vale mais do que isso“. Mana, se você não gosta de vestido, não tem porque usá-lo nem nas ocasiões festivas. Existem outras alternativas lindas e bem divertidas pra isso. Pode continuar fazendo a linha barbiezinha e investir em um terno rosa, pode catar aquele macacão bafo e colocar uma camisa romântica ou até ousada com transparência por baixo. Pode apostar até num conjuntinho inspirado naqueles de plush que cê usava nos anos 2000 e ainda arrasar muito.

Combinações e decotes nada óbvios

Ideias de vestidos de festa cheios de estilo e representatividade pra você copiar

Rosie Assoulin

Ideias de vestidos de festa cheios de estilo e representatividade pra você copiar

Jason Wu | Monique Lhuillier | Christian Siriano | Cushnie et Ochs

Existem combinações e detalhes que podem fazer a sua roupa de festa acender sem precisar de quase nada. São aquelas mini coisas que no conjunto se tornam um look maravilhoso. Vamos aos exemplos: ó esse vestido de veludo dourado com esse batom vermelho glossy. Quem já quer sair até pra comprar pão com essa combinação? Nós queremos! Ainda nas combinações, que tal fazer uma jaquetinha de veludo pra acompanhar aquele vestido mais decotado no inverno? A gente sempre fica na dúvida do que usar por cima de roupas tão chiques no frio, e esse combo aqueceu até os nossos corações. Precisamos falar também do vestido com calça!!! Esse tem toda vibe de Índia moderna e a cara de uma produção de Riri faria. Cê tem a facilidade de usar com ele aberto pra lacrar e fechado pra ser mais ~normalzinho.

Agora vamos aos decotes. Olha que bacana essa ideia de decote que garante uma sustentação maior pra quem tem seios grandes. Além de ter todo decote acontecendo, ele ainda tem um algo a mais acontecendo e dando ~aqueles detalhes que a gente falou antes. O vestido azul já tem um recorte mais tímido e muito esperto. Tinha tudo pra ser mais simples mas o decote deu o diferencial junto com esse tom de azul que deixou a gente suspirando de amor.

 


 

Manas, agora é pensar quais desses modelos fazem parte do seu estilo e com que versão você se sentiria mais à vontade. Pra ter mais inspiração, vem ver esse editorial que fizemos com a nossa musa Bianca Caravelos sobre roupas para formatura (e outras festas também, claro).

Pode começar o seu moodboard por aqui e pinar à vontade, viu?

||||| 4 amei! |||||

Sobre o autor

Esses posts são feitos em conjunto pela equipe - juntando as ideias loucas de umas e a sensatez de outras - e representam o que a gente acredita, aposta ou quer discutir com o mundo. Porque tudo que é compartilhado é mais incrível.

  • Mariana Pedroso

    Quero. Todos. <3