Criado em 2007 pela carioca Carla Lemos, o Modices é um dos veículos digitais pioneiros na produção de conteúdo de moda original. Em um momento em que consumidores e leitores estavam ávidos por informação além dos formatos tradicionais, o Modices ofereceu algo além: um espaço que convidava sua leitora a quebrar padrões e se redescobrir através da moda.

camiseta da nossa coleção com a Chico Rei

 

Em 2008, Carla, que criou o Modices para ser um portfólio digital de seu trabalho, continuou inovando na produção de conteúdo online produzindo editoriais de moda em diversas capitais como Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e até Buenos Aires. Isso conferiu uma visibilidade ainda maior ao Modices, que já se diferenciava dos outros blogs de moda e fez com que Carla fosse convidada para assinar styling de atrizes, editoriais e capas de revistas. 

No ano seguinte, o Modices foi convidado a integrar o portal UOL e já começava a desenhar o seu futuro como blog relevante de moda. Foi também o ano de experimentar com novos formatos (como vídeos de celular) e de planejar a independência como veículo.

 

todos os layouts do blog durante esses 10 anos

 

Em 2010, a entrada na rede de blogs F*Hits deu à Carla a possibilidade de se dedicar inteiramente ao Modices e profissionalizar completamente o veículo, tanto em termos de conteúdo quanto em aspectos comerciais. Os dois anos seguintes foram marcados pelo crescimento incrível de audiência e influência, e por

Carla Lemos com Mariah Bernardes, Lalá Noleto e Camila Coutinho

oportunidades únicas como a de cobrir as importantes semanas de moda internacionais de Londres e Nova Iorque.

Em 2012, o Modices é convidado para a sua primeira parceria para co-criação de produtos com a marca Le Postiche. Na época, a Carla desenvolveu uma câmera bag que foi um enorme sucesso e esgotou em apenas 1h depois de seu lançamento. Outras ações de co-branding viriam nos anos seguintes como em 2016 a parceria muito bem sucedida com a Chico Rei, maior camiseteria do país, em que foram lançadas camisetas que falam de empoderamento e vem ganhando várias reedições.

 

Em 2014, Carla preparou uma nova virada para o Modices que começou com o #ModicesNaEstrada, um projeto que levou o blog para explorar 16 estados do Brasil durante quatro meses. Ainda nesse ano, Carla estrelou o comercial na rede nacional Leader, ao lado de Marina Ruy Barbosa, confirmando o poder de influência do Modices no mercado de moda. 

Em 2015, Carla foi convidada para ser a blogueira de moda oficial da novela Verdades Secretas da TV Globo e palestrar na semana de comunicação da UERJ o que a reafirmou como uma das profissionais de conteúdo digital mais importantes do país. Nesse mesmo ano, Carla conquistou mais um nicho de audiência através de sua transição capilar e se tornou uma importante influenciadora também no campo da beleza. 

Matéria sobre transição capilar que saiu no Estadão com a Carla

 

 

Esse também foi o ano em que o Modices se tornou propositalmente um veículo feminista, usando seu espaço para promover a representatividade e o empoderamento através da moda. Essas mudanças provocaram uma nova profissionalização do Modices que aumentou a sua equipe e fez contratações para que pudesse produzir ainda mais conteúdo original e se tornar ainda mais relevante, mantendo seus maiores diferenciais.

No ano de 2016, Carla confirmou sua influência no mercado de beleza como Embaixadora Seda e parceria com importantes marcas da área, e no mercado de moda como consultora de grandes marcas nacionais. Com tantas conquistas era natural que a Carla ocupasse mais espaços para espalhar as ideias do Modices. Entre outras coisas, Carla participou da campanha do GNT com a ONU Mulheres em circulação na TV e vem viajando o país dando palestras sobre moda e empoderamento em grandes faculdades como UFPA, ao mesmo tempo que tem textos e citações expostas no livro “Moda com Propósito”, de André Carvalhal, considerado um dos mais importantes das recentes publicações do assunto. 


O
 Modices também atingiu um novo status, o de comunidade colaborativa, através do crescimento do grupo no Facebook, que hoje conta com mais de 10 mil membros ativos. O grupo é composto por mulheres dispostas a discutir e participar pessoalmente do conteúdo do Modices, através de textos, opiniões, sugestões, desabafos, fotos e muito mais. Ainda na esfera colaborativa, foi nesse ano que o Modices promoveu as primeiras edições do Textão Coletivo – evento para discutir moda e empoderamento com leitoras e influenciadoras, o Cine Modices – sessão de cinema sobre mulheres para leitoras e que a hashtag oficial do blog #modicesinspira atingiu a marca de 80 mil posts.

textão coletivo

O Modices também impulsiona Carla como consultora de grandes empresas como o grupo Reserva e Seda/Unilever. A moda continua como uma especialidade da equipe Modices e começamos 2017 estrelando a campanha de Alto Verão da Marisa.

Modices Squad e Carla Lemos - Campanha #partiuamigas Marisa
Carla Lemos e as garotas do #timeModices para campanha #partiuamigas Marisa


O ano de 2017 também marca os 10 anos do blog e um mais um novo momento para o Modices, com uma equipe ainda maior e participando de projetos incríveis com grandes marcas como Avon, Embelleze, Skol e Downy.

Hoje o Modices conta com uma audiência que atinge mais de 300 mil pessoas diariamente em seus canais e da produção de conteúdo e é um dos 10 blogs de moda e beleza mais pinados no país.