A parte final da nossa série sobre estilos de tatuagem traz pra vocês um estilo complicadíssimo de ser feito: o realista.

A tatuagem realista é o oposto da old school, o primeiro estilo que vimos da nossa série. Ao invés de muitas cores e traços simples, esse tipo de tattoo tem muitos sombreados, traços complexos e, na maioria das vezes, é em preto e branco. O realismo é muito usado por quem quer tatuar fotos e figuras humanas com exatidão, para homenagear ou apenas pra lembrar.
Os tatuadores mais conceituados nesse estilo são Jack Rudy (responsável pela tatuagem nas costas de Steve-O, membro do grupo Jackass), Bob Tyrrell (um dos mais impressionantes do meio), André Rodrigues, Robert Hernandez, Kari Barba, entre outros. O estilo realista é um dos mais impressionantes quando bem feito. Por isso, tatuadores que o fazem bem costumam ficar famosos, como a tatuadora Kat Von D, do LA Ink.

Tatuagens feitas por (respectivamente):  Jack Rudy, Bob Tyrrell, Robert Hernandez  e Kat Von D.

Para uma boa tatuagem realista, é preciso, além de um bom tatuador, uma boa foto. Fotos mal-iluminadas e fora de foco dificultam o trabalho do artista, que não pode deixar nada para a imaginação! “De preferência, a foto deve ser já no tamanho que vai ser feito na pele, isso seria o ideal. O “Out line” (as linhas que vão significar os traços marcantes) são tiradas de uma cópia desta foto que é trazida, então quanto melhor estiver e mais se aproximar do tamanho real mais fácil fica para o profissional realizar o trabalho.”, diz Frederico Fracaroli, da Taurus Tattoo.

Algumas partes do corpo também devem ser evitadas para esse tipo de trabalho. A costela, por exemplo, pode distorcer a tatuagem com o tempo. Com a maioria das tatuagens isso não é um grande problema, mas a realista sofre com esse tipo de modificação do corpo. Com o tempo, a tattoo ficará irreconhecível. Também devem ser evitados lugares que se esticam muito, como barriga, parte de baixo do braço, ou seja, qualquer lugar que fique muito flácido.

Por ser muito difícil copiar uma foto com fidelidade, corre-se o risco de que a tatuagem não lembre em nada o desenho ou foto original – especialmente quando se trata de figuras humanas. Os nossos traços são muito pessoais, e um pequeno erro pode tornar um desenho irreconhecível. O tatuador Fred avisa que qualquer errinho é inaceitável “As fotografias de rostos de pessoas e cara de animais têm a responsabilidade de ficar idênticas. Não pode haver erros. Deve ficar idêntico, então, tudo deve ser muito bem feito. A expressão facial, os olhos, nariz e o sorriso são traços muito marcantes que, se bem feitos, a pessoa pode até ficar “careca” que vc reconhece.”

As tattoos realistas de Megan Fox, Kat Von D, e Asia Argento.

Portanto, muito cuidado caso você escolha esse tipo de tattoo. O mais aconselhável é que algum bom tatuador ou desenhista profissional transforme a foto em desenho mais simples antes de fazer a tatuagem. O ideal é procurar um tatuador especializado no estilo. “Não sei dizer por que um trabalho fica ruim, talvez seja porque quem o executa não esteja preparado. Hoje é fácil ser tatuador, basta comprar um kit e sair ”furando”. Ser um profissional da arte da tatuagem é outra coisa.” antes de encarar a tatuagem, pense duas vezes: um erro do tatuador e uma pessoa estranha podem ficar no seu corpo para sempre!


Frederico Fracaroli, nosso consultor nessa matéria, é tatuador e bodypiercing ha mais de 15 anos. É dono e fundador do estúdio Taurus Tattoo, ha 10 anos situado no Rio de Janeiro, foi o primeiro estúdio de tatuagem no Centro do Rio. A Taurus Tattoo fica na Av. Treze de Maio nº 47 sala 1312, Rio de Janeiro, RJ.

||||| 0 amei! |||||

Sobre o autor

blogger in chief

Carla Lemos é a criadora do Modices, um dos mais influentes blogs de moda do Brasil. Carioquíssima, Carla tem 28 anos e é reconhecida pelo seu estilo super autêntico. Cursou as faculdades de moda e publicidade, foi stylist de globais e há 7 anos criou o Modices para falar de moda de um jeito mais leve e divertido.

  • andre luiz

    estou procurando um tatuador realmente muito bom em realismo aqui no Rio de Janeiro alguém pode me indicar, desde já agradeço